segunda-feira, 24 de setembro de 2007

É diferente

Sempre que vou a Lisboa e como não sou rico, tenho que andar nos transportes publicos (numa de ficar bem, faço isso porque sou ecologista), entao ora ando de electrico, autocarro ou metro. Acho o metro fascinante, faz-me lembrar as cidades do futuro, subterraneas, com centros comerciais debaixo de terra e as pessoas sem afecto ou calor pelo proximo, cada um no seu canto, vidas agitadas.
As primeiras vezes que andei de metro, ao chegar a uma estação ouvia uma voz de uma senhora a sair por umas colunas a dizer qual a proxima estaçao e se havia interligação com outra linha. Se ao inicio achava isso bem feito, para as pessoas saberem orientarem-se, agora para o fim ja acho irritante, ao menos que mudem a voz da mulher de vez em quando (sempre aquela voz militarista). Comecei a reparar que quando essa voz feminina surgia as pessoas que tavam sentadas, levantavam-se e dirigiam-se para a porta de saida/entrada e.... ali ficavam durante uns breves momentos ate o metro chegar á estaçao....ali ao alto....a esperar ainda algum tempo.
Escusado seria dizer que eu frequento os metros ao f-d-s onde o trafego humano é muito diminuto, porque uma das vezes apanhei o metro cheio e apercebi-me o porque das pessoas se levantarem mais cedo, é para arranjarem lugar perto da porta e poderem sair sem dificuldade (ja agem como robots, quer esteja cheio ou nao, ao ouvirem a voz, é levantar e dirigir para a porta).
Gosto é da correria pelas estaçoes do metro.

2 comentários:

Anónimo disse...

"tem correspondecia com a linha azul" ;D

Unknown disse...

ou....

"estação terminal. há correspondência com a linha da Azambuja" :P

quer queiramos ou não, estas coisas entranham-se mesmo. E qdo vais a ver, se não tens controlo sobre a tua vontade própria - a maioria das pessoas que vai pensando que tem - dás por ti a agir de igual modo sistemático e robotizado.

Há quem nunca s aperceba desse transe. Há quem nunca dele se liberte...

"Não deixes a vida passar-te ao lado"


Há quem nunca faça parte desse sistema, ms esses ou "podem", ou "mandam" ou as duas coisas... :O
...e controem sistemas destes.