Aqui ha uns tempos, olhei para a lua e ela tava cheia, (numa de piada porca, quem foi q a engravidou hihi....sequinha), e achei piada porque ora ela tava de uma cor, ora ia mudando de cor, ora afastava-se ou aproximava-se, com um trajecto que me parece diferente ao longo dos dias.
Uns dias mais tarde voltei a olhar para o céu estrelado e la estava a lua, mas desta vez ja lhe faltava um bocado (para onde foi, o que lhe aconteceu), pensei...."será que isto nos tempos antigos não criava confusão ás pessoas, ou elas ja sabiam que a lua tinha 4 fases e etc, etc, etc"
Não sou gajo mt ligado a isso da astrologia, por um lado gostava de ver todas as constelações no céu mas por outro tb não, acho que olhar para o céu de forma inculta tem tanta alegria (felizes os ignorantes), olhar e ver as constelaçoes faz com q as outras insignificantes nem apareçam ao olhar, é como olhar para o céu estrelado e ver um livro sem espaço para novas historias ou lendas.
A lua tb me faz pensar assim, é magica e sedutora... a nossa cereja no topo do bolo.
Gosto de perder tempo a olhar para cima e imaginar mundos sem fim
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
As pessoas desde sempre conheceram a lua.
E não havendo TV nem jogos de futebol para "adorar" - valha-nos nossa sr.a de Fátima (o fado deve ter vindo pela mesma altura :P) - é natrual que se questionassem sobre as diversas coisas que as rodeiam.
Sem dúvida alguma que as coisas mais curriqueiras são as 1ªs abordadas. E a Lua é tão óbvia aos nossos olhos que certamente foi uma dessas.
Além de curioso o Homem, bicho prepotente, tem a mania de catalogar as coisas e portanto não deve ter tardado até nomear as quatro fases da Lua.
Como sabes também, as prioridades do Homem no início viravam-se para a sobevivência e a Lua, como tantos outros assuntos, foi invariavelmente associada à temática das culturas agrícolas.
A Lua surge assim associada a calendarização.
Não esquecendo o seu lado até hoje enigmático, foi também associada a muitos mitos e personagens lendárias.
Tudo o que o Homem desconhece, teme! E respeita!
O melhor de tudo, é ainda poder ser obervada e admirada sem pagar imposto nem ser necessário proferir qualquer palavra.
Linda!
Enviar um comentário